terça-feira, 24 de agosto de 2010

Grupo Piracema no "Casarão 1859" ~ 27 de agosto - 19h

Este é um convite especial pra você que gosta de samba de qualidade e horas de lazer... Venha compartilhar da nossa alegria e participar de mais uma "PIRACEMA NO CASARÃO" - dia 27 de agosto - 19h.




A coluna PALHETA
aproveita a oportunidade e oferece um pouquinho da história desse prédio - o "Solar dos Alves Lanhosos", localizado no coração da cidade de Itatiba e marco dos áureos tempos do café.


Praça da Bandeira - início século XX - crédito: Foto Parodi
Pela sua importância histórica e arquitetônica, é tombado pelo Governo do Estado de São Paulo através do CONDEPHAAT e protegido também pela Lei Municipal 3.418/00, de 18 de dezembro de 2000.

O Solar dos “Alves Lanhosos” foi construído em taipa de pilão, no ano de 1859, por Bento de Lacerda Guimarães – Barão de Araras – que na época residia em Belém de Jundiaí, atual cidade de Itatiba. Dentre seus filhos destaca-se o ilustre itatibense Senador Antonio de Lacerda Franco, nascido a 13 de junho de 1853, e que foi o diretor do Banco União de São Paulo, vereador da Câmara Municipal de Itatiba em 1878 e Senador do Congresso Estadual.
Com sua influência junto ao Governo da Província, o nobre parlamentar conseguiu favores para a cidade de Itatiba, dentre eles, destacamos a criação do Grupo Escolar Coronel Júlio César de Cerqueira Leite.
O Senador foi casado com Dona Francisca de Lacerda e faleceu em São Paulo a 19 de maio de 1936. Antonio de Lacerda Franco pouco residiu no solar, pois ainda em sua infância, seus pais venderam a residência, no ano de 1862, para o Senhor Joaquim Alves Cardoso, destacado fazendeiro local, que era filho de Joaquim Alves Cardoso e de sua mulher Dona Anna Francisca Bueno. Falecido Joaquim Alves Cardoso, herdou o solar um de seus filhos. No ano de 1870, este filho vendeu o solar a seu irmão Antonio Alves Cardoso, que foi fazendeiro e um dos criadores da Companhia Carril Itatibense.
















BARÃO DE ARARAS
crédido: Prefeitura de Araras - 25/08/2010
www.araras.sp.gov.br/historia

O Barão de Araras, agraciado com o título de nobreza pelo Decreto de 07 de maio de 1877, nasceu em Atibaia - SP, em 1820, e faleceu no dia 08 de junho de 1897, em Araras. Era filho de Antonio Correa de Lacerda e de sua mulher D. Maria Franco. Casou-se com sua prima irmã D. Manuela de Cássia Franco, filha do Alferes Joaquim Franco de Camargo e de sua segunda mulher D. Maria Lourença de Morais. Era irmão do Barão de Arary - José Lacerda Guimarães - também fazendeiro no município de Araras - SP.

Valeu pela história.
Esperamos vocês no dia 27.
Apareçam.

Paul Degas

Nenhum comentário:

Postar um comentário